sábado, 15 de novembro de 2014

Seminário Desafios do Crescimento

Ontem, a convite da Dune Comunicação, fui ao Seminário "Desafios do crescimento", oferecido pelo SEBRAE AMAPÁ. Fazia um certo tempo que eu não conseguia um tempinho na minha agenda para fazer coisa útil fora da empresa. Normalmente eu uso todo o meu tempo livre para descansar e nada mais, numa tentativa louca de preparar meu corpo mais mais e mais trabalho no momento seguinte. Mas ontem eu ouvi algumas coisas que me fizeram repensar um pouco nessa minha estratégia. É que o mundo anda num ritmo tão alucinado que a gente precisa se adequar a ele. E se adequar a ele não significa que eu preciso correr no mesmo ritmo. Mas preciso acelerar o passo, isso é um fato. Quando os palestrantes mostram os avanços tecnológicos que acontecem no mundo a todo momento, meu primeiro impulso é o desespero "Meu Deus, e o que será de nós seres humanos? Pra que serviremos no final das contas, se as máquinas fazem tudo o que nós fazemos e muito melhor." e foi então que o Gil Giardelli disse a frase da noite "Se você está desempregado é porque está procurando o emprego errado". Minha nossa, como isso é verdade. O que nos falta é a coragem de pisar fora do circulo, um pouco. Aceitar correr riscos e entender que empreender é uma eterna gestão de problemas. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, empresários não tem uma vida fácil, simples e luxuosa. Grandes empresários gozam do luxo fruto de muitoooo trabalho realizado e muitooo problema para solucionar. Nós seres humanos não temos que procurar evitar problemas. Temos que aprender a soluciona-los e buscar cada vez solucionar mais e mais. Nós não deixaremos de ser úteis quando as máquinas fizerem todo o nosso trabalho manual. Deixaremos de ser úteis quando não houver mais o que resolver neste mundo. Logo, podem existir robôs para realizar qualquer tipo de trabalho industrial e sondagem, o mundo sempre vai precisar de gente que SINTA. P.S. no final ainda achei à venda um livro do Gustavo Cerbasi que ensina TUDO que a pessoa aqui precisa aprender.

Nenhum comentário: