quinta-feira, 29 de abril de 2010

Praticidade

Aos pouquinhos a gente vai aprendendo que seres humanos possuem limitações. Você mesmo as possui! Ninguém é totalmente bom e nem ruim. Não é só um clichê. E as vezes aquela pessoa que você tanto ama, não corresponde às suas expectativas. Mas isso não faz dela uma pessoa má, e se o seu amor por ela acabou por causa daquele defeito, então a limitação é sua. Você é que não sabe amar pessoas reais. Você é que precisa de protótipos perfeitos para se sentir seguro.
Por outro lado algumas pessoas de quem você costuma não gostar, e constantemente usa argumentos vazios como "meu santo não bateu com o dela", são pessoas que tem problemas dos quais você não faz idéia. E quem sabe naquele momento que você a está julgando, ela não precise apenas de um bom abraço de um estranho, como você.
Pessoas reais possuem amores reais. Por mais difícil que seja admiti-los. Do contrário, seria impossível entender por que às vezes somos magoados, destratados, humilhados, enganados e mesmo assim continuamos amando aquela pessoa. É o amor real, diferente dos contos de fadas aos quais fomos acostumados a associar nossas vidas.
Quando amamos certos aspectos de um ser humano, e odiamos outros aspectos, temos que nos esforçar para deixar prevalecer o amor, independente do que é mais explícito naquela pessoa. Ame apenas por amar. Não é apenas uma mensagem do Evangelho, é um conceito que engrandece a nós mesmos, como pessoas, e torna nossa existência mais produtiva, mais acolhedora. Todos temos limitações e gostaríamos de ser amados mesmo as possuindo. Estenda, então, esse desejo aos próximos. É o que, por hora, sei dizer.

Nenhum comentário: