quinta-feira, 15 de abril de 2010

O tal do Formspring.


Fofoca por fofoca, façamos então uma boa fofoca de um assunto que nos interessa. É isso mesmo! Todo mundo sabe dessa verdade cruel: a gente só fala do que nos interessa.
A moda agora entre os adolescentes é criar Formspings de fofoca. E pra quem não sabe o que são os Formsprings, eu explico: são uma espécie de Blog onde em vez de o blogueiro escrever textos de seu interesse ou opinião, ele responde perguntas feitas por seus visitantes. E estes visitantes, por sua vez, tem a opção de perguntar identificado ou anonimamente.
O objetivo inicial, creio eu, era apenas fazer perguntas para pessoas diferente e ler as respostas mais inusitadas possíveis. Dessa forma seria possível conhecer opiniões das diversas tribos, de todas as idades.
No entanto a pessoa que cria seu formspring também pode criar com um pseudônimo, o que vem sendo uma prática comum nos últimos meses.
Alguns fofoqueiros virtuais fazem uso do anonimato para expressar sua pouca personalidade. Na rede, pessoas inescrupulosas, levantam suspeitas sérias sobre a vida pessoal de cidadãos comuns, sem nenhum tipo de controle ou sansão aparente.
A questão é que, nós, pessoas que já fomos atingidas por esse comportamento, desde os boatos levantados a nosso respeito até a desconfiança sobre quem é o autor da delinqüência, não paramos de nos perguntar o que leva um ser humano a criar um site e ainda dedicar parte de seu dia (que poderia servir para estudo, trabalho ou apenas para fazer novos amigos) à redigir falsas informações sobre terceiros?
Falando em grossos termos, de que interessa quem tem relações fora do casamento, quem viajou no feriado, quem tem orientação sexual diferente do comum, quem é feliz ou mesmo quem mantém relação sexual com o seu Zé da padaria? Porque estas pessoas tem necessidade de tornar público a vida alheia, e conseqüentemente seu vazio interior?
Não sejamos hipócritas! Todos nós temos uma quedinha por um bom boato. Eu mesma, quando estou entre amigos (veja bem, entre amigos) não resisto a ouvir e as vezes até falar alguns. E não pense que me orgulho disso. Quando isso acontece, fico cheia de dores de cabeça e consciência pesada. Deve ser o meu Anjinho da Guarda puxando minha orelha até a cabeça doer.
Na minha humilde opinião, algumas pessoas têm necessidade de serem vistas pela “sociedade”. Uma vontade infantil e americanizada de ser popular, de ser valorizada, mesmo que anonimamente. De digitar irresponsabilidades, clicar o ENTER, respirar fundo e pensar “Eles me lêem! Eles gostam de mim!”. O que no íntimo, lá no íntimo mesmo, caracteriza uma pobre noção de realidade, que mascara o fato de que na vida real, você não passa de você mesmo. E enquanto você não aprender a conviver com você e gostar disso, esse personagem anônimo e cruel que você inventou, vai te consumir célula por célula.
Aliás, inventar um personagem para se inserir em algum meio social, mesmo que este meio seja apenas o Formspring, é um atestado de problemas pessoais. Ao fazer isso, a criatura assume que seu nome, seu sorriso e sua personalidade não são o bastante para que alguém goste dela.
Devo ser muito anormal mesmo. Em um mundo onde as pessoas preferem saber da vida das pessoas e se esconder, eu confesso que gosto mais da minha própria existência e assinar meu nome é um costume antigo.

Obs: Desconheço os direitos autorais da imagem. Pesquisei, para por os créditos ao dono, mas não encontrei.

5 comentários:

Naiane disse...

Menina, agooooooooora que vim entender o que é isso. OBRIGADA.
Que povo maldoso.
Ia morrer mas não sabia que era pra isso que servia (inicialmente). Agora, já foi jogado pelo ralo.
Que merda!
Olhe, sinta-se a vontade de comer sempre por aqu. Sempre digo que blog é uma coisa que todo mundo devia ter: Um prato cheio.
Bem vinda.

;********

Gabi Cunha disse...

Amiiiiiiiiigaaa.. Metade de Macapá tinha que ler teu texto. Nada além da verdade. E como vc mesmo disse, vamos rezar!
Adooreiii, Minha Fernandinha!
Beijoo, Gabi.

Ronaldo Monteiro disse...

Realmente, um texto muito bem detalhado a respeito do tema.

Monique disse...

Oi, minha linda...
Eu tenho é medo do formspring. kkkkkkk As pessoas são tao estranhas. Usam de ferramentas que poderiam ser valiosas e a transformam em arma para atingir quem não ta nem aí pra elas para, no final das contas, ganhar NADA com isso. Melhor, como você mesma disse: só perdem tempo. E tempo é algo tão precioso, né?
Seja bem-vinda. Adoro a forma simples de você escrever. Adoro mesmo! Beijãaaao. :*

Ju Corrêa disse...

Nika:
Obrigada pelas boas vindas. Como vc pode ver, o objetivo da coisa era outro. Mas como tem irresponsáveis em todos os meios de comunicação, deu nisso.

Gabi:
Temos que batalhar pra pelo menos aqueles que participam do Formspring leiam. É importante as pessoas tomarem consciencia do que estão se metendo.

Ronaldo:
Obrigada! :)

Monique:
Hoje em dia eu também tenho medo. E é exatamente essa a minha indignação. Ferramentas que poderiam ser valiosas para a comunicação e o entretenimento, acabam sendo utilizadas para toda essa baixaria. Adoroo vc! :*